segunda-feira, 13 de setembro de 2010

BYRON




A banda foi originalmente formada em torno de 1950 por Byron Lee e seu amigo Carl Brady, tendo o seu nome da St. George's College de futebol da equipe que jogou.

A banda originalmente desempenhado mento , e realizou sua primeira mostra em a sala comum da faculdade para comemorar as vitórias do time.

Depois de alguns anos tocando em festas, aniversários e casamentos, Lee decidiu virar profissional.

Em 1956, o Dragonaires tornou-se um dispositivo elétrico no do hotel circuito Jamaica, jogando em seu próprio nome e também a prestar apoio ao visitante americano estrelas, incluindo Harry Belafonte , Chuck Berry , The Drifters , Sam Cooke , e Fats Domino .

O Dragonaires orgulhava se em ser capaz de jogar qualquer estilo de música, seu repertório, incluindo capas de American pop e R & B hits, e eles logo se adaptou para incluir ska quando isso se tornou popular.

A banda gravou seu primeiro single, "a" Dumplin, em 1959 nos estúdios WIRL propriedade futuro primeiro-ministro Edward Seaga , que também se tornaria o gerente de banda.

O single foi lançado em Dragonaire própria respiração da etiqueta Dragon na Jamaica, e foi o segundo lançamento do Blue Beat rótulo no Reino Unido , e era incomum para um jamaicano único, uma vez que apresentava um órgão elétrico e um Fender bass que Lee tinha comprado durante uma visita aos Estados Unidos - os tais instrumentos primeira visita à ilha.

Lee e Seaga ambos perceberam que ska era a música para fornecer Jamaica com uma identidade musical que poderia quebrar a dominação da American R & B, eo Dragonaires se tornou uma das principais bandas de ska da década de 1960, lançando singles, como "Fireflies" Lee ", Mash! Senhor", "Joy Ride", e uma versão ska de " Over the Rainbow ", ambos sob o seu próprio nome, e como The Kings Ska.

Em 1961, a banda recebeu um enorme quebra quando eles foram lançados como a banda do hotel no primeiro James Bond filme.

A banda tocou várias músicas no filme, embora as gravações foram realmente feitas pelo guitarrista Ernest Ranglin .

A banda recebeu outro grande impulso quando eles foram selecionados por Seaga, então ilha o chefe de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, em 1964, para viajar para o New York World's Fair New e funcionar como uma banda de apoio para uma mostra do talento jamaicano, incluindo Jimmy Cliff , Prince Buster , e Millie Small .

A viagem não foi um grande sucesso, com Dragonaires "o" uptown músicos não caber dentro com a outra "baixa" artistas.

Percebendo que o seu apelo às multidões ska foi diminuindo , Lee levou a banda a uma nova direção, incorporando calypso e turismo Trinidad e Tobago em 1963 e 1964.

O relacionamento de Lee com a Atlantic Records (que atuou como chefe de distribuição da empresa E.U. na Jamaica), levou o rótulo lançando discos Dragonaires em os E.U., incluindo dois álbuns programada para capitalizar sobre os juros gerados a partir de World's Fair performances a, Jump Up and Jamaican Ska (em que o Dragonaires apoiado gosta de The Blues Busters , The Charmers, The Maytals , Stranger Cole , Ken Boothe , e Patsy Todd).

A banda também alvo internacional rocksteady mercado com discos, principalmente de covers como Rock Steady Beat e Rock Steady.

Além disso, a Atlantic Records tentou empurrar o álbum Ska jamaicano usando produtor de house e engenheiro de som Tom Dowd, que produziu todos o maior singles Aretha Franklin, para produzir o álbum. [ carece de fontes? ] Além disso, o Dragonaires foi renomeado como "The Ska Kings "no álbum. Unfortunately, despite Atlantic's best efforts, Jamaican Ska failed to take off in the United States. Infelizmente, apesar dos melhores esforços do Atlântico, Ska jamaicano não conseguiu decolar nos Estados Unidos.

Lee comprou os estúdios de WIRL Seaga e virou Dynamic Sounds Recording Co., onde o Dragonaires naturalmente gravados, utilizando as instalações do superior para gravar uma seqüência de álbuns bem produzidos durante a década de 1960 e início dos anos 1970, muitas vezes contendo abrange as versões destinadas a turistas , e eles passaram a gravar uma série de "Reggay", intitulado álbuns na década de 1970.

O nome WIRL ficara com a sua divisão em Barbados, e manteve a marca cada vez mais popular de música Bajan até 1995, quando mudou seu nome para Melhor EA Music Ltd, e, eventualmente, seu nome atual, Caribe Records - continua a ser o grande gravadora e distribuidor de Barbados.

De volta à Jamaica, Dynamic tornou-se um maior vigor do que nunca, investir na apresentação de mais de talento Jamaica ao vinil, incluindo Toots & the Maytals , Eric Donaldson , John Holt , Barry Biggs , Freddie McKay , Tommy McCook , e Max Romeo , emitido impressões sobre como Jaguar, Panther, Afrik, e Dragon.

Em 1974, a banda tocou em Trinidad & Tobago carnaval para a primeira das muitas vezes, e no mesmo ano eles lançaram o álbum Carnaval em Trinidad.

Eles queriam lançar dois reggae e orientada álbuns em todo o carnaval 1970, e em 1975levou em outro gênero com o álbum "Reggae Disco, lançado pela Mercury Records.

A banda tocou no Reggae Sunsplash Festival, em ambos os 1978 e 1979, e foram uma das bandas de um suporte principal em 1982.

Eles também aparecem em 1984 e 1990.

A partir de 1979, a saída Dragonaires foi fortemente concentrada em calipso, soca e, mas, actuando regularmente em Trinidad & Tobago carnaval, e também visitar o Caribe e América do Norte .

Na década de 1990 também foram assíduos no carnaval Jamaica, e seus "Dance Hall Soca" hit (gravada com Almirante Bailey ), foi creditado com a mania de começar a soca-ragga da década de 1990.

A banda continua a turnê, mais recentemente atuando com Kevin Lyttle na Copa Mundial de Cricket 2007 cerimônia de abertura.

Byron Lee morreu em 04 de novembro de 2008, aos 73 anos, de câncer .

A banda tem continuado desde a morte de Lee, com o nome ligeiramente alterado para Dragonaires Lee Byron

Nenhum comentário:

Postar um comentário